Prestes a completar 95 anos, Severino Nascimento da Silva fala sobre o futuro como alguém a quem o tempo ensinou que sempre há algo novo a aprender. “Sempre fui muito apaixonado por aprender. Nessa idade que eu estou agora, sigo acreditando que a educação está acima de tudo”, afirmou.
O aposentado está entre os mil estudantes que participaram da formatura do Programa Alfabetiza Piauí, realizada na noite da última terça-feira (26), em Teresina. A iniciativa do governo estadual é voltada à alfabetização de jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à escola na idade adequada. Em dois anos, o programa alfabetizou cerca de 50 mil piauienses.
Um deles foi seu Severino. Sem ter conhecido pai nem mãe, ele começou a trabalhar ainda criança, como tantos brasileiros de sua geração. Cresceu em uma realidade em que estudar parecia um privilégio distante.
“Comecei a trabalhar com seis anos de idade e, desde então, venho lutando nessa vida. Eu queria ir à escola, mas sempre que alguém me matriculava, não me davam chance de estudar. Cresci, cheguei à idade de casar e não tive condições de educar meus filhos direito”, relembra.
Pai de sete filhos, Severino voltou à sala de aula mais de nove décadas depois do início de uma vida marcada pelo trabalho precoce e pela ausência de oportunidades.
“Voltar à escola me deixou muito satisfeito. Nunca imaginei viver uma formatura nessa idade. Me sinto com muita vontade de continuar estudando. Amo minhas professoras, meus colegas e sou muito agradecido por essa oportunidade”, completou.





