Entrar em quadra vestindo a camisa do município é o tipo de experiência que fica gravada na memória de um adolescente. Para milhares de jovens mineiros, os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) marcam a primeira viagem sem os pais e a primeira grande competição da vida. Em 2026, a edição repete o marco histórico do ano anterior, reunindo todos os 853 municípios do estado. É o segundo ano consecutivo com 100% de adesão.
As cidades da nossa região estão bem representadas no torneio, com Iturama (E.E. Nossa Senhora de Lourdes, E.E. Antônio Ferreira Barbosa, E.E. Tiradentes, E.M. João Ribeiro Rosa) e Limeira do Oeste (E.E. Izoldino Soares de Freitas) concluindo a fase microrregional em Conceição das Alagoas do dia 1 a 7 de junho. As microrregionais são classificatórias, definem as equipes que avançam para as etapas seguintes. Participam da competição estudantes-atletas entre 12 e 17 anos, das redes pública e particular.
O Módulo I reúne nascidos entre 2012 e 2014, já o Módulo II, nascidos entre 2009 e 2011. Na etapa microrregional, as modalidades disputadas são basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez. A etapa Regional Triângulo será realizada de 29 de junho a 5 de julho em Frutal. Os campeões de cada modalidade coletiva e os quatro primeiros colocados no xadrez avançam para a etapa estadual, marcada para 13 a 19 de julho em Betim e Belo Horizonte.
Além da competição estadual, o JEMG também funciona como seletiva nacional: os representantes de Minas seguem para os Jogos Escolares Brasileiros, os Jogos da Juventude e as Paralimpíadas Escolares. O Pontal News deseja boa sorte e sucesso a todos os estudantes-atletas que estão representando nossa região nos jogos escolares!
Para mais informações sobre os jogos, etapas e resultados, acesse o site do JEMG.





