As crianças de São Francisco de Sales finalmente ganharam um lugar seguro e divertido onde podem brincar livremente. No final de abril, foi inaugurada no município a Cidade da Criança: um grande espaço pensado para o lazer dos pequenos. A arquiteta responsável pelo projeto, Laila Cristina, explica que a proposta é, além de estimular a integração das crianças, também permitir a socialização das famílias.
“Um ponto crucial é o acesso a texturas e à natureza, o espaço conta com gramado e algumas partes são destinadas às brincadeiras com areia, são fatores muito importante para o desenvolvimento das nossas crianças”, afirma. Árvores de médio porte foram plantadas em locais estratégicos para trazer conforto térmico e visual, e os brinquedos atendem tanto as crianças maiores quanto as menores. “Eles estimulam a exploração, o lúdico, tenho um carinho muito especial por ter elaborado esse projeto para o município, porque aqui não tínhamos nenhum espaço destinado às crianças”, diz Laila Cristina.
A arquiteta conta que elaborou o projeto pensando na filha e em como ela própria se sentiria no ambiente. Para garantir a segurança e a preservação do espaço, a prefeitura divulgou duas regras de acesso. Uma diz que os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, podendo o Conselho Tutelar ser acionado em caso de descumprimento. E a outra proíbe crianças maiores de 12 anos de usar os brinquedos.
Na festa de inauguração, realizada no último dia 21, o espaço estava lotado de crianças. O evento contou com pipoca, algodão doce, picolé e pintura facial, além de encontro com Angel, Stitch e a patrulha canina. Participaram autoridades como o prefeito Gilmar Souto, a vice-prefeita Marilene, o deputado estadual Raul Belém e o deputado federal Zé Vitor — autor da emenda parlamentar que trouxe ao município os recursos para esta obra.





