Um grave acidente de trânsito ocorrido na área urbana de Iturama na noite deste sábado (16) tirou a vida do biólogo Diego Pandeló José, de 42 anos. Com especialização em genética e biologia molecular, Pandeló atuou como professor e pesquisador no Campus de Iturama da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) desde sua fundação, em 2015.
O docente trafegava pela Avenida João Secundino com seu veículo, um Toyota Corolla branco, quando perdeu o controle da direção na rotatória com a Avenida Domingos Teixeira, próxima à Faculdade FAMA. O carro saiu da pista e colidiu fortemente contra uma mureta e um poste. Foram acionados os airbags, mas ainda assim Pandeló ficou gravemente ferido. A vítima chegou a ser levada ao Hospital do Povo, mas não resistiu aos ferimentos.
Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 2006, concluiu o mestrado em Genética e Biotecnologia na mesma instituição em 2009. Obteve o doutorado em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2014, pouco antes de transferir-se para Iturama. Teve papel fundamental na estruturação do curso de Ciências Biológicas da UFTM: foi coordenador da licenciatura entre 2015 e 2016.
Também teve atuação importante no curso de Agronomia, onde lecionava genética aplicada. No âmbito da pesquisa, Pandeló desenvolveu trabalhos relevantes sobretudo na área da virologia, incluindo estudos sobre Covid, HIV e arboviroses como zika e chicungunya. Os estudantes de Biologia da UFTM compartilharam no Instagram alguns dos pontos mais inspiradores da personalidade e trajetória acadêmica do professor Diego.
"Era o professor das piadas inesperadas, das aulas marcantes, da inteligência admirável e da forma única de enxergar cada aluno", diz o post da página da Representação Discente. "Transformava conhecimento em encanto e fazia da pesquisa algo vivo, revolucionário e apaixonante". Os alunos destacam também sua mobilização solidária durante a pandemia, quando ajudou na produção de álcool para distribuição gratuita à população.
"Mais do que títulos, artigos ou pesquisas, o professor Diego deixa memórias, inspiração e um vazio impossível de medir. Permanecerá vivo em cada laboratório, em cada sala de aula, em cada aluno incentivado a acreditar na ciência e no conhecimento".
Neste momento de luto e pesar, a equipe de O Pontal News expressa suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e alunos do professor Diego Pandeló.
Imagem: Reprodução instagram: reporter_jfigueredo / bio.iturama





