O Governo de Minas Gerais avança na modernização do controle de velocidade nas estradas do estado. O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais planeja mais do que dobrar o número de redutores eletrônicos de velocidade nas rodovias estaduais, saltando dos atuais 580 equipamentos para 1,3 mil pontos de fiscalização, com investimento estimado em R$ 313,2 milhões.
Os novos equipamentos trazem tecnologia de ponta. Os aparelhos operam por ondas, sem necessidade de dispositivos implantados no asfalto, e são aptos a funcionar como radares de velocidade média, sendo capazes de detectar a aproximação de um veículo a até 60 metros do ponto de instalação. Além de infrações de trânsito, os equipamentos capturam dados como tipo de transporte, volume de tráfego, velocidade média e tempo estimado de percurso.
A implantação segue critério técnico: a escolha dos locais considera histórico de acidentes, fluxo de veículos e características das vias. A licitação está dividida em sete lotes regionais, sendo seis voltados à instalação, operação e manutenção dos radares, e um sétimo dedicado ao gerenciamento operacional e análise das ocorrências registradas.
Como é praxe no estado, os novos equipamentos operam primeiro em modo educativo, sem penalidade aos motoristas, antes de passarem a autuar efetivamente. (DER MG) O DER-MG disponibiliza no seu site a relação completa de todos os radares em operação, com localização e limites de velocidade por trecho.
Fonte: Agência Minas





