A Prefeitura Municipal de Iturama inaugurou, nesta sexta-feira (22), o Centro Multidisciplinar de Saúde do Distrito de Alexandrita com o nome de Franquilino Claudino de Freitas, em homenagem ao homem que se tornou símbolo de trabalho, fé e solidariedade na comunidade onde viveu por 68 anos. A denominação foi instituída por lei de autoria do vereador Sinomar Barbosa, aprovada pela Câmara Municipal de Iturama, que inclui um texto biográfico sobre Sr. Franquilino.
O Centro Multidisciplinar de Saúde é uma unidade pública que reúne, em um único espaço, profissionais de diferentes áreas (como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fonoaudiólogos) para oferecer atendimento integrado à população. Especialmente em municípios menores, o modelo amplia o acesso a especialidades que exigiriam deslocamento até grandes centros urbanos, reduzindo filas e promovendo cuidado preventivo e continuado. Para comunidades como Alexandrita, distrito de Iturama, a instalação desse tipo de equipamento de saúse representa maior qualidade de vida.
Quem foi Franquilino Claudino de Freitas
Nascido em 4 de novembro de 1928 na zona rural de Frutal, Franquilino Claudino de Freitas chegou à região de Iturama ainda criança, em 1942, quando a família se mudou de carro de bois para a fazenda Formiga, no então município de Carneirinho. Anos depois, se estabeleceu na região do córrego do Cipó, onde conheceu Celina Tiago da Silveira, com quem se casou em 27 de dezembro de 1951, na Capela de Santa Rosa de Lima, em Iturama.
Em 1957, por influência da sogra, o casal se mudou definitivamente para Alexandrita, que na época ainda se chamava Monte Alto, onde Franquilino viveria pelos 68 anos seguintes, tornando-se o morador mais antigo do distrito. Tropeiro e lavrador, conduzia o gado a cavalo ou carreava o carro de bois pela região, carregando consigo o chapéu que nunca tirava e a disposição para o truco aos domingos e para o forró do tio Mané nas festas de Santa Rita.
Mais do que moradores longevos, Franquilino e Dona Celina foram figuras centrais na vida comunitária de Alexandrita. Casal acolhedor e solidário, acumularam afilhados, amizades e décadas de participação nos eventos sociais e religiosos do distrito — especialmente na festa de Santa Rita de Cássia, da qual fizeram parte como festeiros por várias décadas. Por mais de 50 anos, a casa do casal foi palco do terço de São João Batista, rezado com familiares e vizinhos.
Franquilino faleceu em 4 de março de 2025, aos 96 anos, em Iturama. Deixou um legado descrito por quem o conheceu como fundado em quatro pilares: honestidade, trabalho, fé e amor ao próximo. Dar seu nome a um centro de saúde público em Alexandrita é, para a comunidade, uma forma de reconhecer que ele ajudou a construir, com as próprias mãos e ao longo de toda uma vida, o tecido social que sustenta o distrito até hoje.





