A prefeitura de Limeira do Oeste lançou o projeto-piloto "Abrigo Cidadão", um novo modelo de ponto de ônibus construído a partir de contêiner metálico. A primeira unidade foi instalada no bairro Independência e deve servir de referência para a expansão da iniciativa aos demais bairros do município.
Segundo o prefeito Leandro (PL), a escolha pelo material responde a uma demanda prática. "É um metal de alta durabilidade, para resistir ao tempo, e o mais importante, dar dignidade e conforto para as nossas crianças e os trabalhadores das nossas usinas", afirmou. Com o abrigo, alunos e trabalhadores vão poder se proteger do sol, da chuva e do frio.
A execução ficou a cargo da Locomaq, vencedora do processo licitatório. O proprietário Ederson Furtado explica que a estrutura foi projetada com base tripla para garantir resistência, e recebeu telha isopainel — conhecida como telha sanduíche — para isolamento térmico. “Foi um projeto diferente, ousado”, diz Furtado. “Como a gente já tem um pouco de experiência na parte do contêiner, agregamos a parte de estrutura e chapas resistentes”, esclareceu.
O ponto de ônibus também conta com placa solar e acionamento automático da iluminação ao anoitecer, tornando-o autossustentável. Um espaço reservado para cadeirantes foi incluído no projeto. Para viabilizar a ampliação, a prefeitura abriu um programa de parceria público-privada, convidando empresas da cidade e da região a adotar unidades do modelo em troca de visibilidade de marca nas estruturas.





