Terça, 23 de junho de 2026
Carregando clima da região...
Carregando cotações do agro...
img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
[Iturama] Copasa alerta para possível intermitência no abastecimento de água ... 15:31
[União de Minas] União de Minas: UBS passa a oferecer atendimento odontológico noturn... 13:36
[Campina Verde] Campina Verde: Prefeitura inaugura Ponte do Jucão, obra importante pa... 13:03
[Economia] Move Brasil: motoristas de apps e taxistas já podem pedir financiamen... 10:34
[São Francisco de Sales] São Francisco de Sales: Avenida Brasil ganha sinalização renovada e... 16:27
[Iturama] Vamos sortear um iPhone 16 para celebrar o lançamento de O Pontal New... 14:31
[Esportes] Para "otimizar" recuperação, Neymar está fora do jogo contra o Hait... 16:06
[Agronegócio] Estudante cria estação meteorológica que custa menos e entrega mais... 10:58
[Agronegócio] Governo de Minas, pesquisadores e produtores lançam programa em defes... 10:47
[Agronegócio] Da Enxada ao Drone: por que o Brasil lidera a nova era da sustentabili... 10:45
[Iturama] Copasa alerta para possível intermitência no abastecimento de água ... 15:31
[União de Minas] União de Minas: UBS passa a oferecer atendimento odontológico noturn... 13:36
[Campina Verde] Campina Verde: Prefeitura inaugura Ponte do Jucão, obra importante pa... 13:03
[Economia] Move Brasil: motoristas de apps e taxistas já podem pedir financiamen... 10:34
[São Francisco de Sales] São Francisco de Sales: Avenida Brasil ganha sinalização renovada e... 16:27
[Iturama] Vamos sortear um iPhone 16 para celebrar o lançamento de O Pontal New... 14:31
[Esportes] Para "otimizar" recuperação, Neymar está fora do jogo contra o Hait... 16:06
[Agronegócio] Estudante cria estação meteorológica que custa menos e entrega mais... 10:58
[Agronegócio] Governo de Minas, pesquisadores e produtores lançam programa em defes... 10:47
[Agronegócio] Da Enxada ao Drone: por que o Brasil lidera a nova era da sustentabili... 10:45
  • Home
  • Cidades
    • Iturama
    • Carneirinho
    • União de Minas
    • São Francisco de Sales
    • Limeira do Oeste
    • Campina Verde
  • Economia
  • Saúde
  • Educação
  • Agronegócio
  • Mais Lidas
  • Mais
    • Gastronomia
    • Brasil
    • Política
    • Compra e Venda
    • Curiosidades
    • Infraestrutura
    • Mundo
    • Pets
    • Cooperativismo
    • Cultura
    • Esportes

O que você procura?

Sugestões: Iturama Política Esportes Saúde
Logo
  • Home
  • Cidades
    • Iturama
    • Carneirinho
    • União de Minas
    • São Francisco de Sales
    • Limeira do Oeste
    • Campina Verde
  • Economia
  • Saúde
  • Educação
  • Agronegócio
  • Mais Lidas
  • Mais
    • Gastronomia
    • Brasil
    • Política
    • Compra e Venda
    • Curiosidades
    • Infraestrutura
    • Mundo
    • Pets
    • Cooperativismo
    • Cultura
    • Esportes

© 2026 O Pontal News



Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. Home
  2. Notícias
  3. Brasil
  4. Quem é Coronel Cleide, a primeira mulher a assumir o comando da PMMG
Brasil

Quem é Coronel Cleide, a primeira mulher a assumir o comando da PMMG

Com quase três décadas de serviços prestados à corporação, Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues protagonizou um momento histórico em MG

Agência Minas
28/05/2026 - 14:11:00

O Governo de Minas realizou, na noite dessa terça-feira (26/5), a solenidade de transmissão e assunção do comando-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A coronel Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues é a primeira mulher a assumir o comando-geral da instituição, no lugar do coronel Frederico Otoni Garcia, que se transfere para a reserva. O coronel Sandro Vieira Corrêa passou a ocupar a chefia do Estado-Maior, em substituição ao coronel Maurício José de Oliveira.

O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, presidiu a solenidade que formalizou a troca do comando da corporação. Ao empossar os novos comandantes da PMMG, ele enalteceu as qualidades dos militares que vão chefiar a Polícia Militar mais antiga e uma das mais respeitadas instituições militares do país.

“A Polícia Militar de Minas Gerais hoje recebe os seus dois novos comandantes. Um homem e uma mulher de carreiras irretocáveis, formação exemplar, experiência completa, operacional e técnico-administrativa. Eu tenho a alegria de ser o governador a nomear a primeira comandante mulher da corporação. Neste governo, tivemos a oportunidade de acabar com a limitação da participação das mulheres da Polícia Militar, que era limitada a 10% até o último concurso, e agora, de ter a oportunidade de ver a PMMG sendo comandada por uma mulher preparada, capaz, pronta para o serviço como ela”, destacou o governador.

Primeira mulher no comando da PMMG

Com uma trajetória de quase três décadas de serviços dedicados à corporação, coronel Cleide, de 48 anos, ingressou na Polícia Militar em janeiro de 1997. Em 2000, concluiu o Curso de Formação de Oficiais pela Academia da Polícia Militar.

Ao longo deste período, ela construiu uma carreira sólida, pautada pela ética, profissionalismo e constante aprimoramento. Bacharel em Direito, possui especialização em Direito Militar, Gestão Estratégica de Pessoas e Violência Doméstica.

"Neste ano em que comemoramos os 45 anos do ingresso das mulheres na corporação, celebramos não apenas as conquistas alcançadas, mas também a coragem das pioneiras que abriram caminhos, superaram desafios e ajudaram a transformar a história da nossa democracia. Há muito que comemorar, mas ainda muito mais a construir, a celebrar e a sonhar para que as futuras gerações encontrem uma instrução cada vez mais forte, humana e comprometida com a valorização das pessoas", discursou a nova comandante da Policia Militar de Minas Gerais, coronel Cleide Barcelos dos Reis.

Também acumulou experiência em funções operacionais, estratégicas e de gestão dentro da PMMG. Atualmente, ocupava a Diretoria de Proteção Social (DS) da corporação.

Coronel Cleide ainda esteve à frente da Diretoria de Comunicação Organizacional e comandou a Primeira Companhia de Polícia Militar Independente de Prevenção à Violência Doméstica, bem como a 228ª Companhia Tático Móvel do 49º BPM. Também foi subchefe do Gabinete Militar do Governador (GMG).

“Ao longo da minha carreira, sempre atuei com o desejo de fazer mais, de fazer melhor e de entregar mais para a nossa tropa e para a sociedade. Eu me sinto orgulhosa, agradecida e feliz por poder servir a nossa sociedade, aos nossos policiais militares e por poder entregar o melhor a cada um deles”, agradeceu.

Ela assume o lugar ocupado pelo coronel Frederico Otoni Garcia desde 2024, que agradeceu à tropa pelos anos à frente da corporação. "Talvez não encontre palavras suficientes para expressar tudo aquilo que carrego hoje no meu coração, porque existem sentimentos que ultrapassam qualquer curso. O que sinto por vocês é exatamente isso, gratidão profunda, sincera e eterna", declarou o coronel Frederico.

Créditos: Fonte: Agência Minas

Publicidade
Publicidade
Publicidade


jornalismo@opontalnews.com.br (34) 99688-4832

© 2026 O Pontal News - Todos os direitos reservados