O Governo de Minas realizou, na noite dessa terça-feira (26/5), a solenidade de transmissão e assunção do comando-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A coronel Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues é a primeira mulher a assumir o comando-geral da instituição, no lugar do coronel Frederico Otoni Garcia, que se transfere para a reserva. O coronel Sandro Vieira Corrêa passou a ocupar a chefia do Estado-Maior, em substituição ao coronel Maurício José de Oliveira.
O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, presidiu a solenidade que formalizou a troca do comando da corporação. Ao empossar os novos comandantes da PMMG, ele enalteceu as qualidades dos militares que vão chefiar a Polícia Militar mais antiga e uma das mais respeitadas instituições militares do país.
“A Polícia Militar de Minas Gerais hoje recebe os seus dois novos comandantes. Um homem e uma mulher de carreiras irretocáveis, formação exemplar, experiência completa, operacional e técnico-administrativa. Eu tenho a alegria de ser o governador a nomear a primeira comandante mulher da corporação. Neste governo, tivemos a oportunidade de acabar com a limitação da participação das mulheres da Polícia Militar, que era limitada a 10% até o último concurso, e agora, de ter a oportunidade de ver a PMMG sendo comandada por uma mulher preparada, capaz, pronta para o serviço como ela”, destacou o governador.
Primeira mulher no comando da PMMG
Com uma trajetória de quase três décadas de serviços dedicados à corporação, coronel Cleide, de 48 anos, ingressou na Polícia Militar em janeiro de 1997. Em 2000, concluiu o Curso de Formação de Oficiais pela Academia da Polícia Militar.
Ao longo deste período, ela construiu uma carreira sólida, pautada pela ética, profissionalismo e constante aprimoramento. Bacharel em Direito, possui especialização em Direito Militar, Gestão Estratégica de Pessoas e Violência Doméstica.
"Neste ano em que comemoramos os 45 anos do ingresso das mulheres na corporação, celebramos não apenas as conquistas alcançadas, mas também a coragem das pioneiras que abriram caminhos, superaram desafios e ajudaram a transformar a história da nossa democracia. Há muito que comemorar, mas ainda muito mais a construir, a celebrar e a sonhar para que as futuras gerações encontrem uma instrução cada vez mais forte, humana e comprometida com a valorização das pessoas", discursou a nova comandante da Policia Militar de Minas Gerais, coronel Cleide Barcelos dos Reis.
Também acumulou experiência em funções operacionais, estratégicas e de gestão dentro da PMMG. Atualmente, ocupava a Diretoria de Proteção Social (DS) da corporação.
Coronel Cleide ainda esteve à frente da Diretoria de Comunicação Organizacional e comandou a Primeira Companhia de Polícia Militar Independente de Prevenção à Violência Doméstica, bem como a 228ª Companhia Tático Móvel do 49º BPM. Também foi subchefe do Gabinete Militar do Governador (GMG).
“Ao longo da minha carreira, sempre atuei com o desejo de fazer mais, de fazer melhor e de entregar mais para a nossa tropa e para a sociedade. Eu me sinto orgulhosa, agradecida e feliz por poder servir a nossa sociedade, aos nossos policiais militares e por poder entregar o melhor a cada um deles”, agradeceu.
Ela assume o lugar ocupado pelo coronel Frederico Otoni Garcia desde 2024, que agradeceu à tropa pelos anos à frente da corporação. "Talvez não encontre palavras suficientes para expressar tudo aquilo que carrego hoje no meu coração, porque existem sentimentos que ultrapassam qualquer curso. O que sinto por vocês é exatamente isso, gratidão profunda, sincera e eterna", declarou o coronel Frederico.





