O prefeito de União de Minas, Geova Tomaz (Solidariedade), inaugurou o sistema de videomonitoramento do município ao lado de policiais militares. A iniciativa é da Prefeitura e conta com o apoio da Polícia Militar — modelo que especialistas consideram mais eficaz em cidades pequenas, onde o efetivo próprio é reduzido.
"Essas câmeras com certeza vão trazer mais segurança para a nossa população, e facilitar também o serviço de prevenção", afirmou o prefeito.
O subcomandante da 3ª Companhia Independente da PM, capitão Fernando Augusto Quatroque, reforçou que as câmeras vão além da vigilância passiva. "Com essas câmeras cercando a cidade, estaremos trabalhando em prevenção e repressão criminal também", disse. Quatroque anunciou ainda um reforço no efetivo policial da cidade para junho.
A parceria com a PM é ponto central da iniciativa — com o monitoramento em tempo real, é possível identificar situações de risco de agir rapidamente. As imagens podem ajudar a, por exemplo, identificar foragidos da justiça ou pessoas desaparecidas. Além da segurança pública, o sistema é útil também para a gestão do trânsito e resposta a emergências.





